SOL- faça-se a luz

SOL- faça-se a luz

O Sol é uma gigantesca esfera composta quase que inteiramente por gases. Concentra 99% da massa do sistema solar- o 1% restante se distribui pelos planetas, satélites naturais, asteróides, cometas e demais corpos celestes. Localiza-se a cerca de 150 milhôes de quilômetros da terra- a luz emitida pela estrela leva cerca de oito minutos para chegar á superfície terrestre. A energia gerada pelo Sol é a responsável pela existência da vida.

 

 

A ESTRELA DO SISTEMA SOLAR

 

 

Fonte de luz e calor, o Sol é composto de 90% de hidrogênio e 9,9% de hélio. É uma verdadeira usina nuclear, que gera energia sem parar há cerca de 4,6 bilhões de anos.

Tal como ocorre na citação bíblica ´´Faça-se a luz´´, a luz se fez no sistema solar há aproximadamente 4,6 bilhôes de anos. Desde o primeiro raio do sol até os dias atuais, a estrela gera energia ininterruptamente por meio de fusão nuclear.

Como qualquer outro astro, o Sol formou-se a partir de uma nuvem de gás e poeira até transformar-se em uma enorme esfera constituída majoritariamente por higrogênio- o ´´combustível´´ das reações nucleares.

Como uma autêntica usina nuclear,átomos de hidrogênio se unem continuamente e transformam-se em hélio. O processo de fusão libera uma enorme quantidade de energia,dando origem á energia solar, que é a responsável pela vida na terra.

Antes do processo de fusão nuclear ser desvendado, outras hipóteses foram levantadas para tentar explicar a formação da energia solar.

Uma delas supunha que o Sol produzia energia a partir de reações de combustão. A idéia foi abandonada depois que os cálculos revelaram que,de acordo com essa hipótese,o Sol teria pouco mais de um século de brilho até que se apagasse por completo.

Outra suposição mirabolante era a de que a estrela aproveitaria a energia de impactos de asteróides e outros corpos celestes para liberar a sua própria energia- o que necessitaria de um volume tão grande de colisões que abalaria a órbita dos planetas

 

 

ROTAÇÃO E TRANSLAÇÃO

O diãmetro do Sol é de 1.392.000 quilômetros e sua massa é aproximadamente 330 mil vezes superior á da terra. Embora tenha forma esférica, o Sol apresenta achatamento na região dos pólos. O fenômeno ocorre pela diferença na velocidade de rotação das regiôes solares- os pólos têm velocidade menor do que a registrada no equador.

O Sol executa um movimento de translação em torno do centro da via láctea,sendo que uma volta completa tem aproximada de 225 milhões de anos terrestres, a uma velocidade de 220 km/s. Em sua viagem pelo espaço,o Sol carrega consigo todo o sistema planetário.

 

 

CAMADAS SOLARES

A parte mais visível do Sol é a fotosfera, que pode ser considerada sua ´´superfície´´.Tem cerca de 500 km de espessura e temperatura média de 6.000°C.É nessa região que podem ser observados granulaçôes e manchas.

A cromosfera é menos brilhante e tem coloração alaranjada, observada durante eventos como um eclipse total.Essa região solar tem cerca de 10.000 km de espessura e uma temperatura que varia entre 4.500°C, na parte inferior, e 100.000°C na região exterior.

Já a coroa solar é extremamente quente, com temperaturas que atingem 2 milhões de graus Celsius, e só pode ser observada durante os eclipses solares ou com o auxílio de aparelhos especiais, os coronógrafos.Com forma irregular e sem limites definidos, ela estende-se por mais de 13 milhões de quilômetros a partir da fotosfera.

 

 

MEIA-VIDA

 

 

O núcleo solar é o local onde ocorrem as reações nucleares, sendo que a energia liberada se propaga por sucessivas camadas até chegar á superfície.Calcula-se que a temperatura da superfície do Sol seja de aproximadamente 5.700°C,enquanto em seu interior pode chegar a vários milhôes de graus.

A luz que emite viaja a 300 mil km/s- a velocidade da luz- e leva 8 minutos e 30 segundos para chegar á terra. Estima-se que o brilho aumente 10% a cada um bilhão de anos.Pela previsão dos cientistas, é provável que o Sol esteja na metade de sua vida e que ainda brilhará por mais de 5 bilhôes de anos antes de entrar em colapso e apagar-se.

SOL

Composição: 90% hidrogênio,9,9% hélio.O restante divide-se entre carbono,nitrogênio e silício,entre outros.

Diâmetro: 1.392.000 km

Temperatura média da superfície: 5.700°C

Idade: cerca de 4,6 bilhões de anos

 

 

sistema solar

 

 

sistema solar

 

 

sistema solar